Nesta segunda-feira, 31, a TV Globo veiculou no Jornal Nacional e no RJ2 uma reportagem intitulada “Guardiões do Crivella” e revelou um esquema montado a partir da Prefeitura do Rio de Janeiro em que funcionários pagos com dinheiro público atrapalham repórteres da emissora com gritos de “Globo lixo”, “fake news” e “É Bolsonaro”. Com a repercussão da matéria, o político virou meme na web e seu nome foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter.
O objetivo dos “Guardiões do Crivella” é coibir jornalistas e entrevistados de denunciarem problemas em unidades municipais de Saúde.
Para flagrar os servidores públicos na ação ilícita, a Globo forjou uma reportagem em frente a um hospital. A partir daí, a emissora revelou que os intimidadores são coordenados por três grupos em WhatsApp. Dessa forma, eles obedecem uma escala rígida de horário, com direito a “ponto digital” por meio de selfie no local onde deveriam impedir a ação da imprensa.
Num dos grupos, um telefone dos participantes é registrado como sendo do próprio prefeito, Marcelo Crivella. “O prefeito, ele acompanha no grupo os relatórios e tem vezes que ele escreve lá: “Parabéns! Isso aí!”, contou à TV Globo um dos participantes.
A reportagem ainda mostrou prints dos grupos. Neles, os funcionários são orientados para atrapalhar reportagens, por meio de intimidação direta ao cidadão que reclama e à equipe de jornalismo. A Globo mostrou três ocasiões em que houve a ação dos funcionários da Prefeitura, que chegam a receber mensalmente cerca de R$ 4 mil dos cofres públicos.
No WhatsApp, um dos grupos que reúnem funcionários pagos com dinheiro do contribuinte para tentar calar a população se chama “Guardiões do Crivella”.
Após a veiculação da reportagem o nome do prefeito do Rio de Janeiro foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter. Diversos memes surgiram criticando Crivella. Nos posts houve tom de deboche com a situação considerada absurda, mas também houve quem não conseguiu fazer piada com a situação e postou indignado. Confira a repercussão:
Próximo grande sucesso do cinema nacional: Guardiões do Crivella. Estreia em breve na Record. pic.twitter.com/fKWUsL8oj6
— Martha Arrocha 🌹 (@MarthaArrocha2) September 1, 2020
Jornal Nacional comendo o c* do Crivella pic.twitter.com/9wlJhqFPfJ
— dizumilde (@frebecaaa) September 1, 2020
Que jantada do #JornalNacional em cima do Prefeito do Rio Crivella pic.twitter.com/nie5qE9NrE
— Jonathan Willian (@Jonathanwsg) September 1, 2020
O Crivella vendo o Jornal Nacional // O Bonner e a Renata depois de ter jantado com Glória o Crivella e os Guardiões dle. pic.twitter.com/3KSIdw4RIq
— Jonathan Willian (@Jonathanwsg) September 1, 2020
caralho a globo expondo o crivella
CARALHO QUE EXPOSED FODAAAAAA#JornalNacional pic.twitter.com/5jjDkekvFR
— shawn down (@eumaluma) September 1, 2020
Guardiões do Crivella é o auge #RJ2 #RJTV pic.twitter.com/8hNiTs0V4P
— Plata ou Chumbo (@Pablo22Dc) August 31, 2020
COMENDO O CÚ DO CRIVELLA SEM CUSPE! #JornalNacional pic.twitter.com/vMyItTqRjw
— Luiz (@Bagulino) September 1, 2020
"É bolsomito!!! SOU PATRIOTA."
Essa cambada de bostinhas são todos pagos pelo Crivella com dinheiro PÚBLICO para impedir a Globo de denunciar os escândalos da saúde.
ESSA CORJA É UM NOJO. Por isso que quem defende Bolsonaro, Crivella ou afins É SINÔNIMO DE LIXO HUMANO. #RJTV pic.twitter.com/GfUeqTPYxF
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) August 31, 2020
Crivella usando o dinheiro público para censurar a impresa.
Eu tô chocada! Eles são contratados pela prefeitura para atrapalhar os jornalistas nas portas do hospitais.
Dinheiro pra saúde não tem né, mas para contratar esses embustes! pic.twitter.com/9J6j0Up54f— Gabriela Hebling 🏳🌈 (@gabhebling) September 1, 2020
Tem pouco problema no RJ pra prefeitura do Crivella pagar capanga pra atrapalhar o trabalho da Imprensa. Que gente asquerosa. Nojo!#JN #JornalNacional pic.twitter.com/jE0S0GedAI
— QueDifícilSerEu (@QueDificilSerEu) September 1, 2020
Veja também: Crivella posta vídeo de apoio a Flávio Bolsonaro
Globo revela esquema ‘Guardiões do Crivella’ e político vira meme na web publicado primeiro em Catraca Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário