Como a pandemia do novo coronavírus ainda afeta o turismo no Brasil, as passeios virtuais conquistaram grande espaço nas plataformas digitais. Além de matar a saudade dos destinos nacionais, os tours online também servem de inspiração para quando for possível viajar novamente.
Para facilitar o acesso a eles, o site GoPasseios, startup de São José dos Campos (SP), decidiu reunir os materiais de várias plataformas em um só lugar. As informações são do Ministério do Turismo,
Dentre as opções disponíveis estão city tours por cidades históricas, visitas a museus, centros culturais, bibliotecas, belezas naturais e até passeios voltados para crianças.
Projeto Tamar, Inhotim, Pinacoteca de São Paulo, Câmara dos Deputados, Museu da Língua Portuguesa são alguns dos destinos disponibilizados por Google Arts & Culture, AirPano, EraVirtual, Ceara360, Rio360 online, entre outros.
#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:
- Lista de serviços de acolhimento emocional à distância
- 3 motivos para curtir a sua própria companhia
- 5 dicas essenciais para os ansiosos de plantão
- 4 dicas de autocuidado com a saúde mental
- 3 tipos de meditação para dormir melhor
- Receitas de doces e salgados para você testar
- Cursos e plataformas online para estudar
- Agenda de lives para dançar e cantar no quarto
“Percebemos que, embora existam vários passeios virtuais de ótima qualidade por aí, era superdifícil achar um ou outro espalhados em fontes diversas”, disse Alexandre Magno, co-fundador da startup GoPasseios. “”Foi aí que surgiu a grande ideia de agregar todos do Brasil, que tenhamos notícia. Hoje já são mais de 110 disponíveis”, completou.
Passeios virtuais por patrimônios históricos
Seguindo a mesma linha, o site Eravirtual, que divulga e promove o patrimônio cultural brasileiro desde 2008, disponibilizou um acervo com visitas virtuais imersivas por pontos turísticos nacionais, incluindo museus, patrimônios culturais, igrejas, teatros e exposições.
Ouro Preto (MG), Santuário de Bom Jesus (MG) e Águas do Rio Grande são alguns dos destinos nacionais disponibilizados.
As visitas virtuais são orientadas e acompanhadas por áudios e textos educativos com versões em cinco idiomas, incluindo o de Libras para deficientes auditivos.
O projeto, que tem o apoio do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), da Fundação Vale, Unesco e Fundação de Cultura, Lazer e Turismo de Congonhas-MG, também oferece um aplicativo para smartphones e tablets que auxilia os turistas no passeio presencial.
Passeios virtuais mostram as belezas dos destinos brasileiros publicado primeiro em Catraca Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário