quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Exposição ‘Girls on Pop’ explora o feminino sob a estética do Pop Art

Tem exposição sobre o universo feminino em cartaz em São Paulo! Com curadoria da jornalista e consultora de moda Erika Palomino,  a mostra “Girls on Pop” aborda diversas facetas da condição feminina sob a estética da Pop Art – movimento que reproduz temas relacionados ao consumo e ao estilo de vida da sociedade contemporânea.

“Jane Fonda”, de Andy Warhol (1982)

Espere encontrar obras de diversos artistas, como Marina Abramovic, Rochelle Costi, Regina Silveira, Cláudia Guimarães, Lyz Parayzo, Liliane Porter, Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Claudio Tozzi, Alex Katz, Moisés Patrício, avaf, Fernando Zarif, Rubens Gerchman, Anna Bella Geiger, Robert Indiana e Rafael Carneiro.

MASP FECHA TEMPORADA FEMINISTA COM RETROSPECTIVA DE GEGO

Os trabalhos exploram várias linguagens, como fotografia, colagem e impressão, e discutem cultura de massa, consumismo, mídia, moda e publicidade.

Tradicionalmente, o Pop Art é um movimento associado aos Estados Unidos e ao sexismo, com forte predominância masculina. E a “Girls on Pop” quer revelar outra faceta dessa estética.

“The American Dream – Sex Anyone?” de Robert Indiana (1964)

Nas obras inspiradas pela Pop Art selecionadas para a mostra, a figura feminina perde o caráter mercantilizado e objetificado. A mulher aparece revisitada e desconstruída em forma e gênero.

Entre os destaques estão o revólver de Regina Silveira, que conversa tanto com a série “Guns” quanto com o feminicídio e suas estatísticas alarmantes, e a “Jane Fonda” de  Andy Warhol, feita em 1982 com seu ativismo ambiental.

A exposição “Girls on Pop” pode ser vista até dia 29 de fevereiro na Galeria Houssein Jarouche. E a entrada é gratuita.

Se animou? Então que tal curtir outras exposições bacanas na cidade?

Veja também: Exposições em São Paulo: descubra onde curtir arte na cidade


Imagem Carnaval Sem Assedio
Exposição ‘Girls on Pop’ explora o feminino sob a estética do Pop Art publicado primeiro em Catraca Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário