Em carta enviada ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, um grupo de produtores paranaenses reivindicam a extinção do Parque Nacional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa.
Entre os motivos estão a dificuldade para obtenção de licenças, construção de empreendimentos e acesso ao Crédito Ambiental Rural. A informação é do “O Globo”.
Os ruralistas também alegam que os moradores da região onde o parque foi estabelecido ainda não receberam indenizações.
Nesta quarta-feira (1), o grupo deve ser reunir com o ministro na cidade paranaense.
Há três semanas atrás, Ricardo Salles reuniu-se com produtores rurais de Tavares (RS), insatisfeitos com as restrições a atividades econômicas nas unidades de conservação.
O encontro azedou sua relação com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)
Ao Globo, a deputada federal Aline Sleutjes (PSL-PR), que acompanhará a visita do ministro, afirmou que “de maneira alguma aceitaria algo que não mantivesse a preservação ambiental assegurada, e nem os produtores têm essa intenção”.
No entanto, o jornal apurou que a parlamentar solicitou, em um ofício encaminhado à chefia de gabinete do ICMBio no dia 17 de abril, que a autarquia avalie “a possibilidade de cancelar o decreto de criação do Parque Nacional dos Capos Gerais”.
Questionado se os servidores do ICMBio foram convidados para o evento, a assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente não se pronunciou.
Globo: Ruralistas pedem extinção de parque nacional no Paraná publicado primeiro em Catraca Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário